A
avaliação da aprendizagem do(s) acadêmico(s) terá um caráter contínuo por meio
da produção e sistematização dos conteúdos desenvolvidos. Espera-se que o
licenciando em Pedagogia, demonstre a compreensão dos principais temas,
problemas e sistemas pesquisa dentro do espaço da Educação Básica e em outros
de possível inserção laboral. Essa compreensão será avaliada pela capacidade do
licenciando enfrentar com sucesso desafios/dificuldades existentes nas
situações-problema desenvolvidas em sala de aula e nas atividades propostas,
demonstrando reflexão e pensamento inovador, crítico e independente ao
relacionar conteúdos e métodos de pesquisa.
Durante
o semestre letivo, a avaliação da aprendizagem discente será efetivada
levando-se em conta os seguintes aspectos: participação
qualitativa/contributiva nas aulas; clareza e objetividade das exposições orais
e escritas, demonstrando a capacidade filosófica de formular e propor soluções
que promovam a relação crítica pesquisa-pedagogia-cidadania; entrega de
atividades nas datas definidas, frequência de no mínimo 75% às aulas.
Adicionalmente, a
disciplina possui técnicas e instrumentos
de avaliação que serão utilizados em sala de aula para reforçar a avaliação do
aprendizado: observação, auto-avaliação, aplicação de provas (escrita,
dissertativa, objetiva). Nesse sentido, a qualidade da argumentação, da
percepção e da crítica no exame de dados e situações, a capacidade de articular
teoria e prática, bem como a logicidade, a clareza e a coerência, serão
elementos ao qual se pode atribuir à distinção acadêmica.
Quadro síntese da avaliação da aprendizagem na disciplina
Avaliação parcial 1
Valor: 0 a 10
pontos
|
Seminário de
temas ou situações-problemas, onde se avaliará a capacidade do(a)
acadêmico(a) em preparar, desenvolver, apresentar e relatar um determinado
tema.
Serão critérios
de avaliação: clareza, coerência na apresentação; domínio do conteúdo
apresentado; organização e participação.
|
Avaliação parcial 2
Valor: 0 a 10
pontos
|
Elaboração de pesquisa
sobre um dos conteúdos de pesquisa estudados no curso da disciplina, a ser
definido.
|
Exame Final
Valor: 0 a 10
pontos
|
Prova escrita
com questões objetivas, discursivas e/ou situações-problemas sobre os
conteúdos estudados.
|
0 comentários:
Postar um comentário