Quem sou eu

Minha foto
Pedagogo e Jornalista, Mestre em Educação, Doutor em Comunicação Social. Twitter: @gilporto E-mail: gipounitins@gmail.com
Tecnologia do Blogger.

Avaliação, Hetero-Avaliação e Auto-Avaliação

A avaliação da aprendizagem do(s) acadêmico(s) terá um caráter contínuo por meio da produção e sistematização dos conteúdos desenvolvidos. Espera-se que o licenciando em Pedagogia, demonstre a compreensão dos principais temas, problemas e sistemas pesquisa dentro do espaço da Educação Básica e em outros de possível inserção laboral. Essa compreensão será avaliada pela capacidade do licenciando enfrentar com sucesso desafios/dificuldades existentes nas situações-problema desenvolvidas em sala de aula e nas atividades propostas, demonstrando reflexão e pensamento inovador, crítico e independente ao relacionar conteúdos e métodos de pesquisa.

Durante o semestre letivo, a avaliação da aprendizagem discente será efetivada levando-se em conta os seguintes aspectos: participação qualitativa/contributiva nas aulas; clareza e objetividade das exposições orais e escritas, demonstrando a capacidade filosófica de formular e propor soluções que promovam a relação crítica pesquisa-pedagogia-cidadania; entrega de atividades nas datas definidas, frequência de no mínimo 75% às aulas.

Adicionalmente, a disciplina possui técnicas e instrumentos de avaliação que serão utilizados em sala de aula para reforçar a avaliação do aprendizado: observação, auto-avaliação, aplicação de provas (escrita, dissertativa, objetiva). Nesse sentido, a qualidade da argumentação, da percepção e da crítica no exame de dados e situações, a capacidade de articular teoria e prática, bem como a logicidade, a clareza e a coerência, serão elementos ao qual se pode atribuir à distinção acadêmica.
Quadro síntese da avaliação da aprendizagem na disciplina

Avaliação parcial 1
Valor: 0 a 10 pontos
Seminário de temas ou situações-problemas, onde se avaliará a capacidade do(a) acadêmico(a) em preparar, desenvolver, apresentar e relatar um determinado tema. 
Serão critérios de avaliação: clareza, coerência na apresentação; domínio do conteúdo apresentado; organização e participação.

Avaliação parcial 2
Valor: 0 a 10 pontos
Elaboração de pesquisa sobre um dos conteúdos de pesquisa estudados no curso da disciplina, a ser definido.

Exame Final
Valor: 0 a 10 pontos
Prova escrita com questões objetivas, discursivas e/ou situações-problemas sobre os conteúdos estudados.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial