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Pedagogo e Jornalista, Mestre em Educação, Doutor em Comunicação Social. Twitter: @gilporto E-mail: gipounitins@gmail.com
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Plano de Disciplina


CAMPUS DE ARRAIAS
CURSO DE PEDAGOGIA
Plano de Disciplina


CURSO
Pedagogia
 DISCIPLINA
Projeto de Estágio
PROFESSOR
Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior
CH TEÓRICA
CH TÉCNICA (se for o caso)
CH PRÁTICA
CH TOTAL
    30 h
-
    30 h
    60 h
OBJETIVO GERAL

·        Estudar a prática de ensino como eixo articulador das dimensões teóricas e práticas do trabalho pedagógico, observação e análise critica da organização da escola quanto aos aspectos estruturais, funcionais e pedagógicos, tempos e espaços escolares.
·        Propiciar ao aluno o conhecimento das metodologias de coleta e analise de dados de pesquisas empíricas e a elaboração de um projeto de investigação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender o estágio como uma construção muldimensional, que perpassa as dimensões humana, técnica e político-social.
·        Identificar concepções, discursos e práticas subjacentes na prática pedagógica e sua influência na Educação Básica.

·        Sensibilizar e saber sensibilizar sobre o compromisso social, ético e político do profissional da educação em relação ao exercício da prática e da reflexão como elemento formador na Educação Básica.

·        Relacionar a prática didático-pedagógica da escola, suas implicações e desdobramentos para o processo de formação crítica e criativa na Educação Básica.

EMENTA
Observação do trabalho pedagógico na docência e gestão escolar de forma articulada,em destaque das categorias do espaço e o tempo escolar. Observação da prática curricular como uma ação de orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja, articulação entre a teoria e a pratica pedagógica. Realização de atividades inerentes ao estagio: planejamento, registro, analise (avaliação) e relatório das ações.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade 1: A escola enquanto reflexão
a)     Investigação, reflexão e problematização da prática escolar;
b)     A escola como espaço de construção;
c)     Refletindo na formação na educação infantil/básica.

Unidade 2: A escola por dentro
a)     Prática de observação (30 h) sendo: 20h para observação direta e 10h para Elaboração do relatório;
b)     Conhecendo o Projeto Político-Pedagógico da Escola (PPPE) e o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE);
c)     Elaboração do Relatório de Observação.

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS DE ENSINO
O plano de aulas será problematizado com os acadêmicos em sala de aula, onde será apresentado, discutido e, se necessário, reorganizado. Os conhecimentos serão inter-relacionados com a trajetória do(s) acadêmico(s) nas diversas disciplinas do semestre em curso. Os conceitos pedagógicos e de pesquisa serão dinamizados pelo professor e aprofundados pelo(s) acadêmico(s) em atividades durante o semestre. Espera-se do(s) acadêmico(s) a elaboração e construção pessoal de interpretações e posicionamentos que validem a discussão sobre situações pedagógicas socialmente relevantes. A abordagem metodológica visará o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a grande área do saber envolvida – Educação – mediada pelos conteúdos desenvolvidos. Dessa forma, se utilizarão diversas estratégias/procedimentos de ensino que permitam ao(s) acadêmico(s) vivenciar a pesquisa em ação, tais como: aulas expositivas dialógicas, estudos de texto, estudos de caso, mapas conceituais, estudos dirigidos, pesquisas em bases de dados, situações-problema, complementadas com vídeos e/ou outros recursos audiovisuais. A proposta é desenvolver junto ao(s) acadêmico(s) a noção do “construir juntos”, reforçando competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento de reflexões críticas e inovadoras, contribuindo assim para a comunidade.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
A construção da disciplina, como parte integrante da formação do licenciado em Pedagogia, perpassará a concepção de inter e transciplinaridade de conhecimentos, competências e habilidades. O exercício profissional futuro deverá ser embasado na concepção presente de que o(a) acadêmico(a) é um “professor em formação” e, dessa forma, assumir-se na identidade docente. Com isso o “acadêmico-docente-em-formação”, revestido de um papel socialmente ressignificado, é reconhecido como “criador de conhecimento”. Partindo de sistematizações do conhecimento trazido pelo(s) acadêmico(s), a proposta consiste em articular o(s) pensamento(s) emanado(s) de situações-problema socialmente relevantes à conteúdo(s) vivenciado(a) ao longo do curso e/ou disciplinas, que permite(m) posicionamentos contributivos e a compreensão do papel da pesquisa na sociedade.



PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO (Apresentar os instrumentos de avaliação, pontuação e critérios, evidenciando a perspectiva interdisciplinar e contextualizada da mesma)
A avaliação da aprendizagem do(s) acadêmico(s) terá um caráter contínuo por meio da produção e sistematização dos conteúdos desenvolvidos. Espera-se que o licenciando em Pedagogia, demonstre a compreensão dos principais temas, problemas e sistemas pesquisa dentro do espaço da Educação Básica e em outros de possível inserção laboral. Essa compreensão será avaliada pela capacidade do licenciando enfrentar com sucesso desafios/dificuldades existentes nas situações-problema desenvolvidas em sala de aula e nas atividades propostas, demonstrando reflexão e pensamento inovador, crítico e independente ao relacionar conteúdos e métodos de pesquisa.
Durante o semestre letivo, a avaliação da aprendizagem discente será efetivada levando-se em conta os seguintes aspectos: participação qualitativa/contributiva nas aulas; clareza e objetividade das exposições orais e escritas, demonstrando a capacidade filosófica de formular e propor soluções que promovam a relação crítica pesquisa-pedagogia-cidadania; entrega de atividades nas datas definidas, frequência de no mínimo 75% às aulas.
Adicionalmente, a disciplina possui técnicas e instrumentos de avaliação que serão utilizados em sala de aula para reforçar a avaliação do aprendizado: observação, auto-avaliação, aplicação de provas (escrita, dissertativa, objetiva). Nesse sentido, a qualidade da argumentação, da percepção e da crítica no exame de dados e situações, a capacidade de articular teoria e prática, bem como a logicidade, a clareza e a coerência, serão elementos ao qual se pode atribuir à distinção acadêmica.
Quadro síntese da avaliação da aprendizagem na disciplina

Avaliação parcial 1
Valor: 0 a 10 pontos
Seminário de temas ou situações-problemas, onde se avaliará a capacidade do(a) acadêmico(a) em preparar, desenvolver, apresentar e relatar um determinado tema. 
Serão critérios de avaliação: clareza, coerência na apresentação; domínio do conteúdo apresentado; organização e participação.

Avaliação parcial 2
Valor: 0 a 10 pontos
Elaboração de pesquisa sobre um dos conteúdos de pesquisa estudados no curso da disciplina, a ser definido.

Exame Final
Valor: 0 a 10 pontos
Prova escrita com questões objetivas, discursivas e/ou situações-problemas sobre os conteúdos estudados.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Trabalho como principio articulador na pratica ensino e nos estágios. São Paulo: Papirus.
KULLOK, Maísa Gomes Brandão. (Org.). Relação professor - aluno: contribuições a prática pedagógica. Maceió, AL: EDUFAL, 2002.
KULLOK, Maísa Gomes Brandão. Formação de professores para o próximo milênio: novo lócus? São Paulo, SP: Annablume, 2000.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 2 ed., Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ZOBOLI, Graziella. Práticas de ensino: subsídios para a atividade docente. 11 ed., SP: Ática, 2000.
CAMPOS, Maria Malta. ROSEMBERG, F. FERREIRA, I. M. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo, Cortez, Fundação Carlos Chagas, 1993.
ZOBOLI, Graziella. Praticas de ensino: subsídios para a atividade docente. 11 ed., SP: Ática, 2000.
SILVA, Isabel de Oliveira e. Profissionais da educação infantil: formação e construção de identidades. SP: Cortez, 2001.
SOUZA, Regina Celia & BORGES, Maria F.S. Tognozi (Orgs.). A práxis na formação de educadores infantis. São Paulo: DP&A, 2002.
KRAMER, Sonia. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação infantil. In: BAZILIO, L. e KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez: 2003.

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