CAMPUS DE ARRAIAS
CURSO DE PEDAGOGIA
Plano de Disciplina
CURSO
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Pedagogia
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DISCIPLINA
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Projeto de Estágio
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PROFESSOR
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Dr.
Francisco Gilson Rebouças Porto Junior
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CH TEÓRICA
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CH TÉCNICA (se for o caso)
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CH PRÁTICA
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CH TOTAL
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30 h
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-
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30 h
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60 h
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OBJETIVO GERAL
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·
Estudar
a prática de ensino como eixo articulador das dimensões teóricas e práticas
do trabalho pedagógico, observação e análise critica da organização da escola
quanto aos aspectos estruturais, funcionais e pedagógicos, tempos e espaços
escolares.
·
Propiciar ao aluno o conhecimento das
metodologias de coleta e analise de dados de pesquisas empíricas e a
elaboração de um projeto de investigação.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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·
Identificar
concepções, discursos e práticas subjacentes na prática pedagógica e sua
influência na Educação Básica.
·
Sensibilizar
e saber sensibilizar sobre o compromisso
social, ético e político do profissional da educação em relação ao exercício
da prática e da reflexão como elemento formador na Educação Básica.
·
Relacionar a prática
didático-pedagógica da escola, suas implicações e desdobramentos para o
processo de formação crítica e criativa na Educação Básica.
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EMENTA
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Observação do trabalho pedagógico na
docência e gestão escolar de forma articulada,em destaque das categorias do
espaço e o tempo escolar. Observação da prática curricular como uma ação de
orientação, acompanhamento e intervenção no cotidiano escolar, concretizando
a integração entre a formação acadêmica e o exercício docente, ou seja,
articulação entre a teoria e a pratica pedagógica. Realização de atividades
inerentes ao estagio: planejamento, registro, analise (avaliação) e relatório
das ações.
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CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
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Unidade 1: A escola
enquanto reflexão
a)
Investigação, reflexão e problematização da prática escolar;
b)
A escola como espaço de construção;
c)
Refletindo na formação na educação infantil/básica.
Unidade 2: A escola por
dentro
a) Prática de observação
(30 h) sendo: 20h para observação direta e 10h para Elaboração do relatório;
b) Conhecendo o Projeto
Político-Pedagógico da Escola (PPPE) e o Plano de Desenvolvimento da Escola
(PDE);
c) Elaboração do Relatório de
Observação.
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METODOLOGIA E
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
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O plano de aulas será problematizado com os
acadêmicos em sala de aula, onde será apresentado, discutido e, se
necessário, reorganizado. Os conhecimentos serão inter-relacionados com a
trajetória do(s) acadêmico(s) nas diversas disciplinas do semestre em curso.
Os conceitos pedagógicos e de
pesquisa serão dinamizados pelo professor e aprofundados pelo(s)
acadêmico(s) em atividades durante o semestre. Espera-se do(s) acadêmico(s) a elaboração e construção
pessoal de interpretações e posicionamentos que validem a discussão sobre
situações pedagógicas socialmente relevantes. A abordagem metodológica visará
o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a grande área do saber envolvida
– Educação – mediada pelos conteúdos desenvolvidos. Dessa forma, se utilizarão
diversas estratégias/procedimentos de ensino que permitam ao(s) acadêmico(s)
vivenciar a pesquisa em ação, tais como: aulas expositivas dialógicas,
estudos de texto, estudos de caso, mapas conceituais, estudos dirigidos,
pesquisas em bases de dados, situações-problema, complementadas com vídeos
e/ou outros recursos audiovisuais. A proposta é desenvolver junto ao(s)
acadêmico(s) a noção do “construir juntos”, reforçando competências e
habilidades necessárias ao desenvolvimento de reflexões críticas e inovadoras,
contribuindo assim para a comunidade.
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ATIVIDADES
INTERDISCIPLINARES
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A construção da disciplina, como parte integrante
da formação do licenciado em Pedagogia, perpassará a concepção de inter e
transciplinaridade de conhecimentos, competências e habilidades. O exercício
profissional futuro deverá ser embasado na concepção presente de que o(a)
acadêmico(a) é um “professor em formação” e, dessa forma, assumir-se na
identidade docente. Com isso o “acadêmico-docente-em-formação”, revestido de
um papel socialmente ressignificado, é reconhecido como “criador de
conhecimento”. Partindo de sistematizações do conhecimento trazido pelo(s)
acadêmico(s), a proposta consiste em articular o(s) pensamento(s) emanado(s)
de situações-problema socialmente relevantes à conteúdo(s) vivenciado(a) ao
longo do curso e/ou disciplinas, que permite(m) posicionamentos contributivos
e a compreensão do papel da pesquisa na sociedade.
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PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
(Apresentar
os instrumentos de avaliação, pontuação e critérios, evidenciando a
perspectiva interdisciplinar e contextualizada da mesma)
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A
avaliação da aprendizagem do(s) acadêmico(s) terá um caráter contínuo por
meio da produção e sistematização dos conteúdos desenvolvidos. Espera-se que
o licenciando em Pedagogia, demonstre a compreensão dos principais temas,
problemas e sistemas pesquisa dentro do espaço da Educação Básica e em outros
de possível inserção laboral. Essa compreensão será avaliada pela capacidade
do licenciando enfrentar com sucesso desafios/dificuldades existentes nas
situações-problema desenvolvidas em sala de aula e nas atividades propostas,
demonstrando reflexão e pensamento inovador, crítico e independente ao
relacionar conteúdos e métodos de pesquisa.
Durante
o semestre letivo, a avaliação da aprendizagem discente será efetivada
levando-se em conta os seguintes aspectos: participação
qualitativa/contributiva nas aulas; clareza e objetividade das exposições
orais e escritas, demonstrando a capacidade filosófica de formular e propor
soluções que promovam a relação crítica pesquisa-pedagogia-cidadania; entrega
de atividades nas datas definidas, frequência de no mínimo 75% às aulas.
Adicionalmente,
a disciplina possui técnicas e
instrumentos de avaliação que serão utilizados em sala de aula para reforçar
a avaliação do aprendizado: observação, auto-avaliação, aplicação de provas
(escrita, dissertativa, objetiva). Nesse sentido, a qualidade da
argumentação, da percepção e da crítica no exame de dados e situações, a
capacidade de articular teoria e prática, bem como a logicidade, a clareza e
a coerência, serão elementos ao qual se pode atribuir à distinção acadêmica.
Quadro síntese da avaliação da aprendizagem na
disciplina
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
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FREITAS,
Helena Costa Lopes de. Trabalho como
principio articulador na pratica ensino e nos estágios. São Paulo:
Papirus.
KULLOK, Maísa Gomes Brandão. (Org.). Relação professor - aluno:
contribuições a prática pedagógica. Maceió, AL: EDUFAL, 2002.
KULLOK,
Maísa Gomes Brandão. Formação de
professores para o próximo milênio: novo lócus? São Paulo, SP: Annablume,
2000.
OLIVEIRA,
Inês Barbosa de. ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa
no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. 2 ed., Rio de
Janeiro, RJ: DP&A, 2002.
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BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
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ZOBOLI,
Graziella. Práticas de ensino:
subsídios para a atividade docente. 11 ed., SP: Ática, 2000.
CAMPOS,
Maria Malta. ROSEMBERG, F. FERREIRA, I. M. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo, Cortez, Fundação
Carlos Chagas, 1993.
ZOBOLI,
Graziella. Praticas de ensino:
subsídios para a atividade docente. 11 ed., SP: Ática, 2000.
SILVA,
Isabel de Oliveira e. Profissionais da
educação infantil: formação e construção de identidades. SP: Cortez,
2001.
SOUZA,
Regina Celia & BORGES, Maria F.S. Tognozi (Orgs.). A práxis na formação de educadores infantis. São Paulo: DP&A,
2002.
KRAMER,
Sonia. Direitos da criança e projeto político pedagógico de educação
infantil. In: BAZILIO, L. e KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez: 2003.
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